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domingo, 26 de abril de 2009

ORIENTAÇÕES SOBRE O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

ORIENTAÇÕES SOBRE O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL (PUERICULTURA) I- Introdução O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, do nascimento até os 5 anos de idade, é de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências. Ações aparentemente simples, como, pesar, medir, avaliar aquisição de novas habilidades e utilizar o cartão da criança, nem sempre são realizadas de forma correta e sistemática pelas equipes de saúde. Para que estas ações contribuam para a melhoria da saúde infantil, é necessária a capacitação técnica e o seguimento de normas já estabelecidas, bem como o trabalho integrado das equipes de atenção à criança, articulando as ações básicas de saúde. As propostas apresentadas a seguir, se inserem dentro da proposta de reorganização da Atenção à Criança na SMSA-BH, que objetiva ampliar o acesso e garantir a qualidade do atendimento às crianças (0 - 5 anos) através da organização do trabalho em equipes e da sistematização do atendimento. II - Objetivos: - sistematizar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 - 5 anos, realizado pelas unidades de saúde; - implantar novo calendário de atendimento à criança sadia, envolvendo atendimento intercalado entre pediatra, enfermeira e grupo educativo, possibilitando o acesso das crianças aos serviços de saúde; - instrumentalizar a equipe de saúde para realização do controle de crescimento e desenvolvimento, definindo suas atribuições; - capacitar equipe para identificar e captar precocemente crianças de risco (RN de risco, desnutridas) para acompanhamento na unidade de saúde. III - Organização do atendimento : A - Equipe Básica: Pediatra, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. B - Equipe de Apoio: Profissionais de Saúde Mental, Saúde Bucal e outros especialistas quando necessário. C - Fluxo de Atendimento: A captação da criança para o controle de crescimento e desenvolvimento, deve ser o mais precoce possível, sendo propostas as seguintes alternativas: a) visitas às maternidades, realizadas por auxiliares de enfermagem treinadas, onde as mães serão orientadas sobre cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno e será agendado atendimento para a unidade de saúde, mais próxima da residência da mãe; b) captação dos recém-nascidos que chegam às unidades de saúde para realização do teste do pezinho, imunização, etc.; c) visitas domiciliares para crianças nascidas com critérios de risco, identificados pelo SINASC, que não compareceram na unidade de saúde nos primeiros 15 dias de vida; d) orientação às gestantes acompanhadas nos centros de saúde para retorno ao serviço até 15 dias após o parto para avaliação do RN e teste do pezinho; e) divulgação dos serviços de atenção materno-infantil oferecidos pela SMSA-BH, através de cartazes e folhetos, afixados e disponibilizados em maternidades, outros serviços de saúde, creches, escolas, igrejas, ônibus, etc. D - Calendário de Atendimento: O calendário proposto para o controle do crescimento e desenvolvimento, de crianças sadias, pressupõe a atuação de toda a equipe de atenção à criança, de forma intercalada, possibilitando ampliação na oferta de atendimentos da unidade de saúde. No caso de RN prematuros, de baixo peso, crianças desnutridas, e crianças apresentando patologias agudas ou crônicas , este calendário poderá sofrer alterações, a critério da equipe de saúde e deverá ser priorizado o acompanhamento pelo Pediatra, além das atividades educativas, imunização, teste do Pezinho, etc. SUGESTÃO DE CALENDÁRIO PARA PUERICULTURA IDADE ATIVIDADE 1o ANO DE VIDA 05 dias consulta enfermagem (teste do pezinho) 01 mês consulta pediátrica 02 meses grupo educativo 03 meses consulta enfermagem 04 meses consulta pediátrica 05 meses grupo educativo 06 meses consulta pediátrica 07 meses grupo educativo 09 meses consulta enfermagem 12 meses consulta pediátrica 2o ANO DE VIDA 15o meses consulta pediátrica 3o ao 5o ANO DE VIDA uma consulta pediátrica anual A primeira consulta de puericultura, preferencialmente deverá ser pediátrica, contudo, a impossibilidade desta não impede o Agendamento para outra atividade (grupo educativo, consulta enfermagem). As gestantes acompanhadas no centro de saúde serão encaminhadas para consulta de enfermagem até 15 dias após o parto. As atividades de grupo educativo serão coordenadas por um integrante da equipe de atenção à criança. Ao final da atividade, deverão ser tomadas as medidas antropométricas das crianças participantes. Somente serão encaminhados para consulta os casos que porventura mostrem necessidade. E - Inscrição na Unidade: Serão inscritas no controle de crescimento e desenvolvimento crianças menores de 5 anos, destacando-se a importância da captação precoce e garantia de acesso, principalmente dos RN de risco e criança desnutridas. Etapas: a) Cadastramento da criança na unidade: O cadastro da criança na unidade de saúde, pode ser feito através de registro em livro (SINASC) e/ou ficha para arquivo rotativo. O cadastro deve ser organizado de forma a facilitar o controle de faltosos e a vigilância às crianças de risco. Devem constar do cadastro da criança, as seguintes informações: - Nome da criança e da mãe; - Endereço completo com referência e telefone para contato; - Número do prontuário e número da DN (se possível) - Data de nascimento - Data dos atendimentos (agendados/previstos) - Idade (correspondente a cada atendimento) - Motivo/tipo de atendimento (opcional) Obs.: As unidades de saúde que não possuem sistema organizado para registro de puericultura de desnutridos,. podem utilizar modelo proposto em anexo. b) Abertura de prontuário para anotação dos atendimentos realizados pela equipe multiprofissional; c) Abertura do cartão da criança com preenchimento dos dados relativos ao crescimento e desenvolvimento em cada atendimento.Este cartão deverá ficar com a mãe da criança; F - Agendamento: Na recepção, as atividades que compõem o controle de puericultura, serão agendadas conforme o calendário proposto e registradas na ficha de cadastro da criança, e no cartão da criança ou cartão de consultas que fica com a mãe. G - Controle de Faltosos: A equipe de saúde deve realizar controle de crianças faltosas (mais de 30 dias) , a partir do arquivo rotativo ou livro de registro. Serão encaminhadas correspondências às mães, solicitando o comparecimento na unidade. Após 30 dias, as mães de crianças com critérios de risco que não comparecerem à unidade de saúde, receberão visita domiciliar. A visita objetiva, verificar motivo do não comparecimento, enfatizar importância do controle periódico da criança e oferecer agendamento de nova consulta ou atividade. H - Atribuições dos profissionais: 1 - Enfermeiro: a - consulta de enfermagem; b - orientar, treinar e supervisionar as auxiliares de saúde em suas atividades; c - definir atribuições e delegar tarefas para a equipe de enfermagem; d - promover a integração de equipe no desenvolvimento do programa; e - promover visitas domiciliares às crianças de risco, quando necessário; f - promover atividades educativas; g - prescrição de medicamentos básicos, estabelecidos pelas Normas da SMSA/BH, e previsto na lei de exercício profissional da enfermagem (sulfato ferroso profilático, polivitamínicos, pasta d`água, nistatina,etc) quando necessário, conforme rotina em anexo; h - Promover orientação e acompanhamento sobre aleitamento materno; i - orientar a prescrição; j - marcar o peso no gráfico de crescimento ensinando as mães como interpretá-lo e informar sobre a importância do mesmo. 2 - Médico: a - consulta médica; b - dar apoio a enfermagem; c - promover e participar das avaliações periódicas e dos grupos educativos; d - visitar domiciliar quando necessário; e - preencher o cartão da criança, ensinando às mães como interpretá-lo e sobre a importância do mesmo; f - promover a integração da equipe; g - incentivo ao A.M e ações de promoção à saúde; 3 - Auxiliar de Enfermagem: a - realizar medidas antropométricas, sinais vitais e imunizações; b - executar atividades definidas pelo enfermeiro; c - inscrever as crianças no programa e agendá-las conforme calendário e atendimento proposto; d - preencher o cartão da criança, ensinando as mães como interpretá-lo e sobre a importância do mesmo; e - participar e promover atividades de educativas; f - avaliar o cartão de imunização sistematicamente, enfatizando sua importância; g - realizar visitas domiciliares quando se fizer necessário; h - orientar os responsáveis pela criança em relação a prescrição médica e de enfermagem; i - realizar pós consulta, que consiste na orientação sobre as condutas médica e de enfermagem, reforçando as orientações sobre uso de medicamentos, pedidos de exames e encaminhamento da criança para o agendamento da próxima consulta; j - orientar sobre a importância do aleitamento materno e demais ações de prevenção e promoção à saúde. 4 - Assistente Social - Psicólogo: a - promover atividades educativas, individuais e em grupos; b - realizar visitas domiciliares quando se fizer necessário; c - promover a integração da equipe no desenvolvimento do programa; I - Procedimentos Técnicos 1 - Consulta de Enfermagem: Descrição: Avaliação das condições de saúde das crianças e seu estado de desenvolvimento e crescimento. Deverá abranger educação para saúde, condutas preventivas e curativas conforme padronização das ações no programa. Núcleo: Enfermeiro: Ações a - recepção do cliente; b - solicitar cartão do crescimento; c - colher e anotar informações sobre história pregressa e familiar; d - indagar e anotar dados sobre alimentação, vacinação e hábitos; e - realizar exame clínico (avaliar o crescimento e desenvolvimento, dirigir o exame para queixa, pesquisar outros dados semiológicos); f - descrever estado clínico encontrado e formular hipótese diagnóstica; g - anotar condutas (tratamento, orientações, encaminhamentos); h - orientar as mães ou responsáveis pela criança sobre: higiene, alimentação, aleitamento materno, prevenção de acidentes, vacinas; i - registrar intercorrências no gráfico de crescimento e encaminhar para pediatra quando necessário; l - orientar sobre a próxima consulta; m - encaminhar para vacina e/ou pós-consulta; n - orientar sobre prescrição. 2 - Consulta Pediátrica: Descrição: Avaliação das condições de saúde da criança e seu estado de desenvolvimento e crescimento. Deverá abranger educação para saúde, condutas preventivas e curativas conforme necessidade do caso. Núcleo: Médico Pediatra Ações: a - recepção do cliente; b - solicitar cartão de crescimento; c - realizar anamnese; d - realizar exame clínico (avaliar crescimento e desenvolvimento) e - avaliar e registrar resultados de exames; f - registrar diagnósticos ; g - anotar condutas (exames solicitados, tratamento quando indicado, orientações dadas); h - orientar responsáveis pela criança sobre higiene, alimentação, aleitamento materno, prevenção de acidentes, vacinação; i - registrar intercorrências no gráfico de crescimento; j - encaminhar para serviços de maior complexidade caso necessário; l - encaminhar para aplicação de vacina e/ou pós-consulta; m - orientar sobre prescrição e próxima consulta; 3 - Pós - Consulta: Descrição: Consiste na orientação sobre as condutas (exames; medicamentos) da consulta médica ou de enfermagem e sobre medidas preventivas e curativas. A orientação será individual, considerando a necessidade de cada caso. A pós-consulta será realizada para todos os clientes que se submeterem a consulta médica ou de enfermagem. Núcleo: Auxiliar de enfermagem: Ações: a - recepção do cliente; b - registrar e avaliar dados da criança, da prescrição médica ou de enfermagem; c - orientar dieta e importância do aleitamento materno, e outras ações de promoção à saúde; d - orientar sobre uso de medicação; e - orientar sobre imunização; 4 - Atividades de Grupo: Descrição: Um conjunto de ações educativas que visa a promoção da saúde . Núcleo: Representantes da equipe de atenção à criança, mães e responsáveis pelas crianças inscritas na puericultura. Ações: a - selecionar temas segundo as prioridades detectadas; b - selecionar bibliografia e material gráfico educativo; c - recepção do grupo de mães pela equipe do centro de saúde; d - apresentação do grupo; e - tempo de duração: 01 hora a 01 hora e 30 minutos; f - estimular diálogo entre pais e profissionais; g - registrar ação no formulário de produção. J - Material Gráfico e Educativo: O material gráfico e educativo deverá ser conhecido por toda a equipe multiprofissional e usado em todas as atividades da puericultura. A tabela de desenvolvimento deverá ser afixada na sala de reuniões e consultórios pediátricos. K- Requisitos Básicos: 1 - Garantia de: a - fornecimento de medicamentos; b - prescrição de medicamentos básicos pelos enfermeiros , desde que estabelecidos e normatizados pelos programas de saúde pública da instituição (SMSA/BH) , prevista pela lei no.7.498 que dispõe sobre o exercício de enfermagem; c - fornecimento de impressos necessários; d - pleno funcionamento das atividades de atenção aos desnutridos com fornecimento de multimistura; e - organização do sistema de referência e contra-referência; f - suporte adequado para apoio diagnóstico e terapêutico; g - fornecimento de material educativo (brinquedos, álbum seriado sobre aleitamento materno e outros, cavalete, livro “Aprendendo e Ensinando a Cuidar da Saúde”. L- Avaliação: Propõe-se que a equipe de atenção à criança faça avaliações periódicas do atendimento à criança, considerando aspectos qualitativos e quantitativos. Sugere-se que a equipe avalie as seguintes questões: - cobertura do programa, em relação às crianças da área de abrangência, incluindo as crianças com critérios de risco (baixo peso, mãe adolescente, mãe analfabeta, área de risco, desnutridos); - capacidade da equipe captar precocemente RN de risco; - capacidade de resposta aos casos agudos, inclusive através de encaminhamentos ; - indicadores relativos às crianças acompanhadas: % com vacinação em dia; % com alimentação adequada; % com aleitamento materno (<6 meses); % com desenvolvimento normal e alterado; % com cartão da criança preenchido; % de denutridos (por grau); intercorrências (diarréias, pneumonias, internações, óbitos) etc.; - avaliação de satisfação das mães

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Enfermeiros lotam Câmara dos Deputados


Enfermeiros lotam Câmara dos Deputados

Brasília - A pedido do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), a Câmara realizou audiência pública para discutir a redução da jornada de trabalho para a profissão de enfermagem. O debate teve como base os Projetos de Lei 1891/07, de autoria do socialista, o 2392/07, e o 2295/00, do Senado, apensados, que estipulam em 30 horas semanais a jornada de trabalho desses profissionais.


Durante a primeira parte do encontro, diversos deputados e senadores se revezaram na composição da Mesa para manifestar o apoio ao movimento que reuniu, por toda a Casa, cerca de 2 mil pessoas, entre profissionais e representantes de entidades públicas e sindicais.

O presidente da Câmara, Michel Temer, abriu a audiência dizendo do seu apoio à luta dessa classe “que lida, diariamente, com as mazelas da população”. Ao falar do livre acesso que os manifestantes tiveram no Parlamento, Temer pediu para que todos “trabalhem no sentido de informar a opinião pública de que este Poder é fundamental para a democracia”.

O deputado Mauro Nazif ressaltou a necessidade de se valorizar o profissional de enfermagem que, segundo ele [médico conhecedor do trabalho desenvolvido pelo enfermeiro], exerce um papel muito importante no trabalho dos hospitais e centros de saúde de todo o país. “É preciso melhorar as condições desse trabalhador que sofre pressões físicas e psíquicas no exercício de sua profissão”.

Nazif também destacou que os benefícios da jornada de trabalho de 30 horas não ficarão restritos aos profissionais. “Melhorando as condições de trabalho, iremos beneficiar também o paciente, que terá ao seu dispor um profissional com plena capacidade física e mental para melhor atendê-lo”.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, explicou que a profissão é muito estressante e há jornadas de trabalho noturnas. Neri ainda lembrou que a jornada de médicos é menor do que a de enfermeiros - atualmente de 40 horas no serviço público e de 44 horas na iniciativa privada.

Manifestação - Completamente lotado, o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, foi palco de uma manifestação popular que, segundo os deputados, há muito tempo não acontecia. Munidos de faixas, apitos, bandeiras, balões e camisetas, os participantes se exaltavam a cada apoio declarado pelos deputados. Para a representante do Conselho de Enfermagem de Santa Catarina, Renata dos Santos, o encontro vai ficar marcado por reunir profissionais e parlamentares em torno de um debate tão importante e necessário para os profissionais de enfermagem. Ela afirmou, ainda, que a sobrecarga de trabalho pode acarretar problemas no atendimento. “A redução da jornada é fundamental para que nós tenhamos condições de realizar um trabalho bem feito e, também, para que nós possamos cuidar da nossa própria saúde, já que sofremos, diariamente, pressões físicas e psicológicas”.

Autor: Carlos Terceiro
Fonte: NA HORA OnLINE
Um sujeito estava no bar e quando olhou para o
relógio começou a ficar desesperado ...

*Meu Deus já deu meia noite e eu tô aqui ainda
!!! Minha mulher vai me
matar por chegar bêbado em casa à uma hora dessas.

Então o amigo já experiente no assunto de chegar
tarde , deu o seguinte
conselho:
Faz como eu faço com minha patroa; chega de
mansinho, tira os sapatos e
entra no quarto sem fazer barulho.
Aí vai para debaixo do cobertor e, tirando a
parte de baixo do pijama dela, cai
de boca, faz um oral pra ela delicioso.
Quando você terminar ela vai estar feliz e
cansada, então vai virar pro lado e
não vai nem notar o horário e nem falar que você
chegou tarde, além de ficar
super contente no dia seguinte.
Então o cara foi pra casa... Entrou
devagarzinho... Abriu a porta do quarto sem
fazer barulho... Se dirigiu à cama e se meteu
debaixo do lençol.
Subiu o vestido do pijama e caiu de boca... Se
atracou com a mulher e deixou ela
louca.
Ela gemeu baixinho, e de repente adormeceu.
Crente do bom trabalho que tinha
feito e feliz sabendo que não ia apanhar, foi ao
banheiro tomar um banho...

Quando chegou lá, viu um bilhete pendurado no
espelho...

'QUERIDO, NÃO FAÇA BARULHO, POIS A MAMÃE VEIO NOS
VISITAR E ESTÁ DORMINDO
EM NOSSA CAMA !! QUANDO CHEGAR VÁ DORMIR COMIGO
NO QUARTO DAS CRIANÇAS '


Fisiologia do Sistema Límbico

SISTEMA LÍMBICO Conceito: É um sistema em forma de anel cortical, contínuo, que contorna as formações inter hemisféricas. Está relacionado fundamentalmente com a regulação dos processos Emocionais e do Sistema Nervoso Autônomo. Foi considerado por Broca (1878) como lobo independente. Localização: Face medial do hemisfério cerebral, margeando o corpo caloso. Componentes do Sistema Límbico: Componentes Corticais Formado por: Giro do Cíngulo: Contorna o corpo caloso, ligando-se ao giro para-hipocampal pelo ístimo do giro do cíngulo. Giro Para-hipocampal: Situa-se na face inferior do lobo temporal. Hipocampo: Eminência alongada e curva que no homem situa-se no assoalho do corno inferior dos ventrículos laterais, acima do giro para-hipocampal. Componentes Subcorticais Formado por: Corpo Amigdalóide: Também chamado núcleo amigdalóide. É um dos núcleos da base. Situa-se no lobo temporal, próximo ao úncus. Área Septal: Situada abaixo do rosto do corpo caloso, anteriormente à lâmina terminal e à comissura anterior. A área septal tem conexões extremamente amplas e complexas, destacando-se suas projeções para o hipotálamo e para a formação reticular. Núcleos Mamilares: Pertencem ao hipotálamo e situam-se nos corpos mamilares. Núcleos Anteriores do Tálamo: situam-se no tubérculo anterior do tálamo Núcleos Habenulares: Situam-se nos trígonos habenulares. Recebem fibras do mesencáfalo. Conexões do Sistema Límbico: Apesar das modernas técnicas de pesquisa neuroanatômica, não se conhece ainda o significado funcional de grande parte dessas conexões que são: conexões extrínsecas e intrínsecas. Conexões Intrínsecas Os diversos componentes do Sistema límbico mantêm entre si numerosas e complexas intercomunicações, sendo a mais conhecida o circuito de Papez. Este é um circuito fechado que representa a direção predominante dos impulsos nervosos: hipocampo→ fórnix → corpo mamilar→ fascículo mamilo-talâmico→ núcleos anteriores do tálamo→ cápsula interna→ giro do cíngulo→ giro para-hipocampal→ hipocampo, fechando o circuito. Este circuito é importante no mecanismo das emoções e memória. Conexões Extrínsecas As estruturas do Sistema límbico têm amplas conexões com diversos setores do SNC e podem ser: Conexões Aferentes As informações sensoriais (visuais, auditivas, olfatórias ou somestésicas) penetram no SL por vias que chegam ao giro para-hipocampal passando ao hipocampo e assim ao circuito de Papez. Conexões Eferentes Desencadeia o componente periférico e expressivo dos processos emocionais e controlam ao mesmo tempo a atividade do SNA. O hipotálamo é o principal braço executivo do SL. As conexões com a formação reticular do mesencéfalo se fazem através de três sistemas de fibras: feixe prosencefálico medial, fascículo mamilo-tegumentar e estria medular. Funções do SL Função principal: regular os processos emocionais. Intimamente relacionado com estas funções temos: Regular o SNA Regular processos motivacionais essenciais à sobrevivência da espécie e do indivíduo (fome, sede, sexo) Função secundária: alguns componentes do SL se relacionam ao mecanismo da memória e aprendizagem e participam da regulação do sistema endócrino. Manifestações Clínicas Síndrome de Klüver e Bucy: Foi feita uma ablação bilateral da parte anterior dos lobos temporais em macacos Rhesus, lesando estruturas do SL como hipocampo, giro para-hipocampal e corpo amigdalóide resultando: Domesticação completa dos animais que usualmente eram selvagens e agressivos; Perversão do apetite (comem coisas que nunca comiam); Agnosia visual – incapacidade de reconhecer objetos ou mesmo animais que antes causavam medo; Tendência oral manifestada Tendência hipersexual Estes sintomas já foram diagnosticados em homens que realizaram a ablação do lobo temporal para tratamento de formas agressivas de epilepsia. A docilidade, as tendências orais e a hipersexualidade resultam da destruição bilateral do corpo amigdalóide. Estudos em humanos sugerem que as conexões do TE com a região septal podem ser modificadas por medicamentos antipsicóticos e que a área septal e as áreas a que está conectada, podem estar envolvidas na euforia associada ao uso de narcóticos. Além disso, foi relatada evidência clínica recente de atividade sexual acentuadamente aumentada em pacientes masculinos idosos após lesão septal. Estimulação na Área Septal causam alterações na pressão arterial e no ritmo respiratório, mostrando seu papel na regulação das atividades viscerais. A área septal é um dos centros do prazer no cérebro. Lesões ou Estimulação no Corpo Amigdalóide em animais resultaram em alterações do comportamento alimentar (afagias e hiperfagias) ou das atividades das vísceras – semelhante quando feitos no hipotálamo. Também no homem lesões bilaterais do corpo amigdalóide resultam em considerável diminuição da excitabilidade emocional de indivíduos portadores de distúrbios de comportamento – agressividade. Ablação do Giro do Cíngulo (cingulectomia) em carnívoros selvagens domestica completamente o animal. Este procedimento já foi realizado no homem no tratamento de psicóticos agressivos. A cingulectomia interrompe o circuito de Papez podendo melhorar graves problemas de depressão e ansiedade. O hipocampo é importante na regulação do comportamento emocional e no fenômeno da memória. Lesões no corpo amigdalóide associado com a remoção do hipocampo causa síndrome amnésica. Síndrome de Korsakoff: amnésia decorrente da degeneração dos corpos mamilares em conseqüência do alcoolismo crônico e da deficiência nutricional. É caracterizada por perda da memória recente e por tendência a fabricar relatos falsos de eventos recentes. Mal de Alzheimer: perda gradual da memória recente, chegando a amnésia total. Ocorre em pacientes com idade inferior a 65 anos. A causa principal é a degeneração seletiva de dois grupos de neurônios do SL (um grupo localizado no hipocampo e outro no giro para-hipocampal).

A ilha dos sentimentos

Era uma vez uma ilha, onde moravam todos os sentimentos: a Alegria, a Tristeza, a Sabedoria e todos os outros sentimentos. Por fim o amor. Mas, um dia, foi avisado aos moradores que aquela ilha iria afundar. Todos os sentimentos apressaram-se para sair da ilha.
Pegaram seus barcos e partiram. Mas o amor ficou, pois queria ficar mais um pouco com a ilha, antes que ela afundasse. Quando, por fim, estava quase se afogando, o Amor começou a pedir ajuda. Nesse momento estava passando a Riqueza, em um lindo barco. O Amor disse:
- Riqueza, leve-me com você.
- Não posso. Há muito ouro e prata no meu barco. Não há lugar para você.
Ele pediu ajuda a Vaidade, que também vinha passando.
- Vaidade, por favor, me ajude.
- Não posso te ajudar, Amor, você esta todo molhado e poderia estragar meu barco novo.
Então, o amor pediu ajuda a Tristeza.
- Tristeza, leve-me com você.
- Ah! Amor, estou tão triste, que prefiro ir sozinha.
Também passou a Alegria, mas ela estava tão alegre que nem ouviu o amor chamá-la.
Já desesperado, o Amor começou a chorar. Foi quando ouviu uma voz chamar:
- Vem Amor, eu levo você!
Era um velhinho. O Amor ficou tão feliz que esqueceu-se de perguntar o nome do velhinho. Chegando do outro lado da praia, ele perguntou a Sabedoria.
- Sabedoria, quem era aquele velhinho que me trouxe aqui?
A Sabedoria respondeu:
- Era o TEMPO.
- O Tempo? Mas porque só o Tempo me trouxe?
- Porque só o Tempo é capaz de entender o "AMOR"."

Reinilson Câmara

Movimento 30 horas já

Movimento 30 horas já

Amizade verdadeira


Qualquer um pode ficar ao teu lado quando tu estás certo,
mas um amigo verdadeiro permanece ao teu lado mesmo quando tu estás errado...

Um simples amigo se identifica quando ele te liga.
Um amigo verdadeiro não precisa, pois vocês conhecem suas vozes.

Um simples amigo inicia uma conversa com um boletim de novidades sobre a própria vida.
Um verdadeiro amigo diz: "O que há de novo sobre ti ?"

Um simples amigo acha que os problemas pelos quais tu estás te queixando são recentes.
Um amigo verdadeiro diz: " Tu tens te queixado sobre a mesma coisa pelos últimos quatorze anos! Sai do marasmo e faça algo sobre isto."

Um simples amigo nunca o viu chorar.
Um verdadeiro amigo tem seus ombros encharcados por tuas lágrimas.

Um simples amigo traz uma garrafa de vinho para a sua festa.
Um amigo verdadeiro chega mais cedo para ajudá-lo a cozinhar e fica até mais tarde para auxiliá-lo na limpeza.

Um simples amigo odeia quando tu ligas após ele já ter ido para a cama.
Um verdadeiro amigo te pergunta porque demorou tanto para ligar.

Um simples amigo procura conversar contigo.
Um verdadeiro amigo ajuda-te a resolver teus problemas.

Um simples amigo, quando o visita, age como um convidado.
Um verdadeiro amigo abre tua geladeira e se serve.

Um simples amigo acha que a amizade terminou quando vocês tem uma discussão.
Um verdadeiro amigo sabe que não existe uma amizade enquanto vocês não tiverem uma divergência.

Um simples amigo espera que tu sempre estejas por perto quando ele precisar.
Um verdadeiro amigo espera estar sempre por perto quando tu precisares dele.

Quem dá sentido as palavras é quem as ouve e não quem as diz.

Enfermagem 30 horas já

Enfermagem 30 horas já

Espírito Santo na luta pelas 30 horas já

Espírito Santo na luta pelas 30 horas já

IMAGENS DAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM REALIZADAS PELOS ACADÊMICOS DA UNILINHARES

IMAGENS DAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM REALIZADAS PELOS ACADÊMICOS DA UNILINHARES









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